Brownie

Continuo nos meus testes para a empresa. Dessa vez fiz brownie! O famoso bolo molhado americano de chocolate e nozes, que pode ser servido em temperatura ambiente ou quente com sorvete. Queria fazer o mais próximo possível do original, tarefa difícil, pois mesmo sendo uma receita simples, existem milhares delas na internet, todas muito diferentes uma das outras. Risquei aquelas com ingredientes toscos, como achocolatado em pó e também aquelas com ingredientes desproporcionais, como 8 ovos! Pesquisei a técnica com o Felipe, que já foi cozinheiro do HooCafé e me lembrei que quando trabalhava lá, os brownies feitos com manteiga davam errado, o correto era usar margarina!

O brownie deve ter doçura suave (chocolate amargo), textura de bolo comum nas bordas e grudento no meio (sim, ele é “meio cru”) e uma casquinha delicada por cima, além disso deve ter algum crocante, de preferência nozes, para dar uma textura mais interessante ao bolo que é úmido e mole.

Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo (barra nestlé)

150g (1 ¼ xíc) de farinha de trigo.

180g (1 ¼ xíc) de açúcar.

75g de nozes debulhadas.

50g de margarina sem sal (+20g para untar)

03 ovos

01 colher (café) de fermento químico.

01 colher (café) de essência de baunilha.

MEIA colher (café) de sal.

40cm de papel manteiga.

Fôrma 30X20cm (importante o tamanho)

Preparo:

Passe margarina na fôrma e no papel já ajustado a mesma. Misture os ingredientes secos (farinha, açúcar, nozes, sal e fermento) em uma tigela, bata bem os 3 ovos com a baunilha em outra e faça um tipo de ganash com o chocolate e as 50g margarina. Depois some as 3 porções (secos+ovos+ganash), misture com uma colher e espalhe bem na fôrma empapelada. Forno baixo pré aquecido (160-200°C) por 25-30 minutos.

Dicas:

-Untar apenas com margarina, sem farinha. Ajuste bem o papel nos cantinhos da fôrma.

-O tal “ganash” com chocolate e margarina pode ser feito no micro-ondas, deixe por 1 minuto, misture bem com o garfo, mais 1 minuto, misture novamente e mais 30s. O importante é cada vez mexer bastante, vai ficar escuro e bem espelhado. Espere esfriar um pouco antes de misturar aos outros ingredientes.

-O ponto do brownie é muito importante, ele deve ter uma casquinha crocante por cima e quando você espetar um palito ou garfo, suas pontas sairão meladas. Como já disse, é um bolo diferente daquele que estamos acostumados.

-Não dá para mexer muito nele quente, espere esfriar para cortar e comer. Se você gosta de brownie quente com sorvete, deve pega-lo frio, coloca-lo no micro-ondas e depois colocar o sorvete. Pois ele se desmancha logo que sai do forno.

 

Música

Confesso que faço essa postagem um tanto triste. Ontem uma colega de Recife foi assassinada em uma tentativa de assalto. Apesar dos índices terem melhorado nos últimos 5 ou 6 anos, a capital pernambucana ainda é uma cidade violenta e a vida de muita gente acaba de uma forma inesperada. Quando essas coisas acontecem, pensamos como a nossa vida tem fim sem aviso prévio, muitas vezes prematuramente, como aconteceu com a Nanda aos 26 anos. Por isso vou postar a música que ela tinha no “quem sou eu” do seu perfil no Orkut, uma singela homenagem a quem nos deixou de uma forma tão brusca:
14 Bis – Caçador em Mim.
http://www.youtube.com/watch?v=H8FJLdtE3vo

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://tanamesapessoal.wordpress.com/2011/04/13/brownie/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Está muito bonito. A foto tb! Eu adoro brownie e particularmente gosto dele bem macio, pro cremoso. A qualidade do chocolate e o sabor da manteiga, pra mim, fazem toda a diferença.

  2. shooow!!
    =D

  3. Fiz hoje, acabei de comer, fica muito bom mesmo,
    foi o melhor brownie que fiz.
    Parabéns mesmo e obrigada por compartilhar
    bjo

    • Eu que agradeço! 😉

  4. o chocolate em barra tem q ter sido derretido antes em banho maria não é? ai depois adiciona a margarina á ele?

    • Oi joyce.
      basta apenas derrete-lo no micro, mas o faça de 20 em 20 segundos ou 30-30 segundos no máximo! Abra, mexa e volte até derreter, se deixar mais que isso, ele pode queimar.
      Pode derrete-lo e depois adicionar a manteiga.
      O microondas é mais prático e rápido que banho maria.

      • Obrigado pelo retorno.Só mais duas perguntas..essa marca do chocolate q vc mencionou,vc acha q só funciona melhor c/ela?e da Harald Top cobertura ou confeiteiro amargo?
        Outra pegunta,é a primeira receita q vejo c/fermento,dá certo mesmo,ele crescerá..aliás o Brownie tem q crescer q nem bolo comum?

      • sim, coloco fermento, mas não fica com textura de bolo comum porque o Brownie é “encruado”, quer dizer, assim que a parte de cima endurecer, pode tirá-lo. É rápidinho. Coisa de 20min em forno baixo.
        Pode ser qualquer marca, desde que seja a mesma substância, nunca use nescau ou semelhante no lugar de chocolate.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: