Torta de Limão

Docinho muito consumido em todo Brasil, a torta de limão é um prato interessante, pois harmoniza três texturas e sabores totalmente diferentes em uma única fatia. A base é crocante, amanteigada e levemente salgada, o recheio é um mousse denso e cremoso de sabor doce-azedo-cítrico e por cima um suspiro mole, extremamente leve, com fina camada crocante, de doce suave e aromatizado com a casca do limão. Ao contrário do que pregam, é sim difícil de fazer, pois se divide em várias fases que envolvem ponto correto de bater, assar e outras coisas que exigem o mínimo de prática. Olha aí, comida brasileira mais simples possível, mas ao mesmo tempo é uma sobremesa complexa e refinada, dá de dez a zero na maioria das falsas gororobas refinadas que vendem por aí! Com a mais absoluta certeza, servirei tal iguaria em meu café!
Ps. Esses pontinhos de caramelo por cima formaram-se sem querer, deixei a torta esfriando e quando voltei do curso, ela tinha feito essas bolinhas por cima!
Pss. Foi a primeira vez que fiz torta de limão, foi quase tudo OK, apenas deixei a massa um pouco grossa e sem sal, além de ter feito pouca neve para o suspiro, mas na receita que se segue abaixo, todos os erros foram corrigidos.
Psss. (Isso existe?) A foto ficou uma merda não ficou grandes coisas. =(

Ingredientes:
Para a Base:
02 xícaras de farinha de trigo.
100g de manteiga com sal
02 gemas de ovo
01 pitada de sal.
01 xícara de açúcar.

Para o recheio:
02 latas de leite condensado
05 limões (só caldo)
02 limões (só casca raspada)

Para a cobertura:
04 claras batidas em neve.
01 xícara de açúcar fino
03 limões (só a casca raspada)

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes da base e modele na sua fôrma, leve ao forno baixo para pré-assar por uns 10 ou 15 minutos. Enquanto a base assa, misture o leite condensado com os limões (caldo e raspa), usando uma batedeira. Retire a passe do forno e coloque o recheio. Faça a cobertura da seguinte maneira: Bata as claras até virarem uma neve bem firme e aos poucos (pode usar uma peneira) espalhe o açúcar e as raspas. Espalhe por cima da torta (se quiser, faça desenhos com a colher) e deixe no forno baixo (180°C) por cerca de 30 minutos ou até o suspiro ficar marrom claro. Deixe esfriar em cima da mesa por umas 4 horas e depois coloque na geladeira (coma no dia seguinte).

Dicas:
– Não preciso nem comentar que são 05 limões ao total, sendo primeiro raspados e depois espremidos, sua raspa dividida metade para o recheio e metade para cobertura. O mesmo vale para o ovo, mas sobrarão duas gemas que ficarão por sua imaginação.
– O açúcar fino pode ser o cristal batido no liquidificador e depois peneirado.
– Quem fizer em casa, me avise se ficou bom e se formaram as bolinhas de caramelo por cima.
– Não precisa untar a fôrma e atenção na hora de moldar, faça bolas e vá preenchendo o fundo e lateral, apertando e espalhando. OBVIAMENTE use fôrma de fundo removível!

The URI to TrackBack this entry is: https://tanamesapessoal.wordpress.com/2010/09/02/torta-de-limao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

9 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Humm que delícia.
    torta de limão é minha especialidade =)
    posso dar umas dicas?

    1 – O recheio feito dessa maneira fica muito “forte”, tem que colocar muito limão pra quebrar o doce do leite condensado. Isso acaba por cobrir o sabor do merengue e também da massa.
    Eu recomendaria acrescentar um pouco de creme de leite, coisa do tipo:
    1 e 1/2 lata de leito condensado;
    1/2 lata de creme de leito.
    4 limões (ou os 5, se gostar mais azedo).
    Você me pergunta: mas ao adicionar creme de leite, e diminuir o limão, o creme vai ficar mais molengo…
    Ai vem o pulo do gato:
    Que tal adicionar 1/4 de um saquinho de gelatina incolor? não muito! só o suficiente pra restabelecer a textura ideal 😉

    2 – A massa ficar fininha é realmente tenso. O cato tende a ficar beeem grosso, por isso eu aconselho usar uma colher pra “empurrar” a massa do cantinho.
    sagaz?!

    3 – Que tal colocar apenas 1 gema?! a massa vai ficar mais durinha, entretanto mais crocante. Não gosta de massa durinha? mantenha as duas gemas e coloque uma colherzinha de fermento.
    Substituir a manteiga por margarina também é uma ótima idéia quando se quer uma massa mais fácil de trabalhar!

  2. Caraca…adoooro!!se td der certo amanhã eu faço e dps te conto!;)
    bjos

  3. Concordo! As texturas e sabores se complementam perfeitamente nesse docinho. Um dos meus preferidos. Mas, diferente do Pedro aí de cima, eu prefiro o doce um pouco mais doce a colocar gelatina. Evito sempre que der para não dar aquela consistência mais dura. Prefiro cremosa. E a base não me pareceu grossa, pelo menos pra mim: eu gosto de sentir a massa, da crocância dela. Ah, vi a torta lá na Chefs do Brasil (orkut), mas o pitaco eu quis dar aqui.

  4. Caraaamba, vendo esse post me lembrei do dia que pedi pra tu postar a receita da torta de limão. AMO muito! Uma das minhas sobremesas preferidas *.* Quando entrei aqui e vi,não acreditei. Só me falta coragem pra fazer porque a receita já tenho 😉

    Sucesso, tadeo!
    Beijão :*

  5. Puts! Esse blog é fantástico! Já está favoritado.

  6. eu fiz hoje …mas o problema é que o suspiro ficou mega dourado depois de assado e tbem mole
    e nao formo bolinhas de caramelo 😦
    tem uma dica ?
    eu fiz na mao…por que o suspiro na batedeira n pegava firmeza
    sera que nao deixei solido o suficiente?
    obrigada desde ja
    ate

    • Se vc deixar no forno mais baixo e por mais tempo, ele ficará menos mole. Mas lembre-se que o suspiro de torta sempre é mais mole que o suspiro comum. Torta com suspiro duro é pq colocaram depois.

  7. A minha torta saiu com as gotinhas por cima mas queria que ficasse o suspiro um pouco crocante e ficou meio mole, mas ficou bom.
    Rubianne

  8. Alguém sabe me dizer porque se forma uma calda na torta depois de ir ao forno?


Deixe um comentário

