Cuscuz

O que falar sobre essa simples, rústica e deliciosa iguaria? Assim como a polenta, ela teve uma origem mediterrânea, no norte da África (o nome couscous é universal e de origem francesa). Consiste basicamente em sêmola de qualquer cereal (trigo, mandioca, milho, etc) cozido no vapor ou embebido em água ou leite, formando uma farofa extremamente úmida (molhada em alguns casos).

Consumido em todo o mundo ocidental e parte do oriental (principalmente pelos árabes e indianos), de maneiras bem diferentes entre cada lugar. No Brasil temos duas versões, uma feita no sudeste, que consiste de farinha de milho úmida e bem temperada, socada em uma fôrma, com tomate, salsa, cebola, pimentão, milho, ervilha e peixe (ou frango).

Já a versão feita no nordeste é bem diferente, consiste em fubá de milho flocado (duro e cru), cozido no vapor em uma cuscuzeira (panela específica para isso), apenas com água e sal. Pode ser comido com manteiga, queijo, molhos (tomate, carne, peixe, frango, salsicha), ovo ou tudo isso junto, substituindo o pão. Existe ainda no nordeste uma versão doce, onde ele é cozido sem sal e com leite, posteriormente é embebido em leite de coco ou leite de vaca, com açúcar, queijo ou manteiga (existindo variações regionais e familiares).

Vou apresentar a versão nordestina simples, escolhi assim porque pretendo fazer uma série de receitas cotidianas, comida como arroz, feijão, macarrão, bife, etc., que 99% das pessoas comem e 99% não sabem preparar. São receitas básicas e nem sempre são fáceis de fazer, porque existem várias dicas que foram construídas com anos (ou séculos) de prática.e são essenciais para a produção de um prato “perfeito” .(Sim, nós buscamos a perfeição!)

PS. Agradeço a minha ex-sogra, Dona Socorro, por me ensinar a gostar de comer e os preceitos básicos para a preparação desse prato.

cuscuz

cuscuz com manteiga queijo ovo molho

Ingredientes:

02 dois copos de fubá flocado.

01 copo de água mineral (temperatura ambiente ou fria)

Sal a gosto.

Preparo:

Em uma tigela misture os ingredientes, deixe descansar por meia hora, mexendo com uma faca a cada 10min (para aerar). Coloque água na cuscuzeira, a tela e depois o cuscuz, tampe e deixe cozinhar em fogo alto, até ferver(05 min), depois abaixe o fogo (médio ou baixo), deixando cozinhar por 20-35 minutos (após ferver).

Dicas:

– A proporção é sempre 02 de cuscuz e 01 de água, podendo ser até 20% menos água para deixa-lo mais seco (base para uma farofa de cuscuz) ou até 20% mais água, para deixa-lo mais ligado, parecido com uma massa (confesso que prefiro assim).

– Assim que misturar os ingredientes na proporção correta, ficará uma aguazinha no fundo. Com o tempo, verifique que o barulho ao mexer com a faca será menos áspero, a água do fundo sumirá e a mistura estará maior, fofa e de cor levemente mais clara e viva.

– Ao colocar o cuscuz na cuscuzeira, observe o nível da água (geralmente é de 50%-60% e sempre tem uma linha padrão dos outros cozimentos), se for muita água, molha e estraga o cuscuz, se for pouca, ela seca e queima a comida. Cuidado com as paredes internas, devem estar secas ou o cuscuz gruda. NUNCA soque ele, coloque normalmente e dê uma leve apertadinha nas laterais, para não desmontar quando retirá-lo.

– Cuscuz é forte e engorda pra cacete nutritivo, sendo melhor (segura mais a fome) que pão no café da manhã ou da tarde, se quiserem postarei a receita do molho vermelho de salsicha.

Anúncios

The URI to TrackBack this entry is: https://tanamesapessoal.wordpress.com/2009/07/20/cuscuz/trackback/

RSS feed for comments on this post.

15 ComentáriosDeixe um comentário

  1. muuito bom!
    o melhor são as fotos e os comentários 🙂 kkk

    posta o molho vermelho de salsicha..é semmpre bom saber como se faz!
    🙂

    beijos!

  2. Awe Tadeo. Parabéns pelo blog, muito legal velho. Me interesso bastante por gastronomia, ainda que nunca tenha me aventurado muito no mundo das panelas. Mas essa alquimia que tu falou é o que sempre pensei que fosse o hábito de cozinhar. Abraço!

  3. Tô curiosa pra ver a versão doce, já que eu sou uma formiga…

  4. Cadê o molho de tomates com salsichas? Inteligente -Lindo – Blog.

  5. Cuscuz é boom so sera mesmo que num engorda , tou de dieta minha dieta e essa …

    Quando vc acorda – 3 copos de água antes de tudo
    DEPOIS NUM COMA NADA

    Na hora do almoço-sopa ou caudo de feijao com abobora

    De noita -sopa e água
    Meio copo de Suco com adoçante LOWÇUCAR é em pó

    Muito obrigada siga vc emagrecer em 1 dia …….

  6. Adoro cuscuz, inclusive vou preparar um agora!

  7. muito bom. entrei para conferir. gostei das dicas. valeu. muito bom apetite. concordo ser mais atrativo e rico do que o pão de farinha de trigo.

  8. Faz parte de nossa cozinha regional, muito gostoso!

  9. uauuu!!!!!!q legall!!!!thau, thaubjo bj bj…..adorei!!!valeu

  10. adorei essa receita

  11. adorei essa receita muito gostosa e tao facil de fazer.e o amooooo

  12. eu adorei<3

  13. sou uma nordestina fui criada comendo cuscus nao so eu mais oitos irmaos adoro c/ manteiga ou jaba . eu tenho duas filhas a mas nova de 5 anos se deixar come 1 cuscus inteiro.

  14. Delicía..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: