Torta de Maçã

Também conhecida como Apple Pie ou American Pie, essa é uma comida que sempre me despertou interesse, desde minha infância assistindo “Pica-pau” e “Tom & Jerry”, passando por minha pré-adolescência no filme “American Pie” e sua torta de maçã estuprada deturpada. Mas mesmo com essa história-de-vida, só fui prová-la depois de velho, há poucos anos, acho que antes de 2004 eu era medroso para comidas diferentes.

Há duas semanas atrás me deu um desejo e eu fui à melhor tortaria da cidade, a Dalena, onde tudo é mais-gostoso-que-em-outros-lugares. Infelizmente decepcionei-me, primeiro porque a torta de maçã de lá é servida congelada (esperava uma torta quente) e segundo porque a massa estava com gostinho de plástico (argh!). Desde então planejo fazer esse prato que sempre comi comprado na rua.

Esta é a minha primeira torta de maçã, está bem feia rústica, mas ficou gostosa! (G-A-R-A-N-T-O!)

PS. Agradeço à minha mãe, que descascou as maçãs e ao Emmanuel, que colocou marca d´água e me ajudou a escolher a foto.

apple pie

INGREDIENTES:
Para a Massa:
-1 1/2 xícaras de farinha de trigo (mais ou menos)
-1/2 xícara de açúcar
-120g de margarina com sal (meio potinho)

-1 ovo

-1 colherinha de chá de essência de baunilha.

Para o recheio:
– 4 a 6 maçãs descascadas e fatiadas.
– Suco de um limão (ou uma laranja)
-Um colher de sobremesa de canela em pó
– 3/4 de xícara de açúcar mascavo
– Duas colheres de sopa de farinha de trigo
– Uma pitada de noz moscada

MODO DE PREPARO:
Massa:
Numa tigela, misture os ingredientes secos (farinha e açúcar). Adicione a margarina e misture ate formar migalhas.Adicione um ovo e a baunilha e amasse bem até formar uma massa homogênea(pode ser na batedeira). Se a massa ficar mole, junte mais farinha ate formar uma bola compacta, homogênea e macia.
Nas receitas da internet e da televisão, o cidadão faz duas bolas, a maior vira um disco grande que será a base e a menor um disco pequeno, para o forro… Pois ESQUEÇA ISSO!

No meu caso, ela ficou quebradiça e difícil de trabalhar, fiz bolinhas de golfe e posteriormente disquinhos com o rolo, preenchendo o fundo e as laterais da fôrma untada como um quebra-cabeças, com o que sobrou fiz tirinhas e cobri como pude a torta (sim, eu sou um amador!).

Recheio:
Enquanto corta e descasca as maçãs, jogue o suco de limão(ou laranja) por cima e misture bem. Isso evitará que as maçãs escureçam.
Junte os demais ingredientes, misture muito bem e despeje sobre a massa na forma.

Finalização:
Se você conseguir abrir a massa com o rolo e cobrir a torta com o disco resultante, fure-a para deixar escapar o vapor do cozimento ou faça como o mané amador eu, um xadrez de tirinhas com o restante da massa.

Dizem na internet que demora meia hora no forno médio-baixo pré-aquecido, mas aqui demorou cerca de 1 hora, provavelmente porque eu estava ansioso e abri o forno a cada 10 minutos. Quando as bordas ficarem douradas e o cheiro for intenso, está bom. Não tem erro!

DICAS:

-Pincele a parte superior da massa com gema de ovo para um dourado bem bonito. (não fiz isso e me arrependo recomendo)
– Talvez tenha que usar mais farinha ou manteiga, depende do ponto.
– Coma quente com sorvete de leite ou em temperatura ambiente, com café.

– Pode ser feito com abacaxi ou banana. (Na próxima vou testar com banana!)

Published in: on 15/07/2009 at 04:53  Comments (7)  

The URI to TrackBack this entry is: https://tanamesapessoal.wordpress.com/2009/07/15/tortademaca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

7 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Vou testar =)
    xero

  2. Puuuta, que essa eu quero provar vísse!

    O bicho tá virando um cozinheiro de mão cheia mesmo viu, eheheeh 😀 Agora só tem graça se você fazer uam dessa só pra mim vísse! ehaeuaheaueaheau abraço gostosão.

  3. Hummm!! Ta bem apetitosa, Tadeo. Eu chamo essas tortas de torta da Vovo Donalda, do Pato Donald, nos gibis ela sempre colocava uma torta dessa pra esfriar na janela… rsrsrs
    Beijos!!Parabens pelo blog!!

  4. po, tá parecendo uma delícia (:
    parabéns!
    beijoca

  5. Tadeo, vi que você passou pelo meu orkut…sorry, acho que te apaguei e nem li o que você escreveu. Mas, mesmo assim, apareci por aqui. Torta linda! Parabéns!

  6. Eu sou apaixonada por torta de maçã. Se quiser, eu sei uma versão da receita que é bem facinha e rápida de fazer. Mas basicamente, vc faz uma farofa com farinha, açúcar, fermento e um pouco de manteiga, arranja um recheio do jeito que você quiser (pode ser maçã com passas, com um pouco de suco de limão, com amêndoas – essa fica divina) e espalha essa farofa em cima.

    No forno ela acaba virando uma crostinha bem gostosa.

  7. Testou com banana? Vou tentar esse, o do cookies, o bolinho de chuva e um outro biscoitinho láááá de cima, receita mais recente. Parecem faceis de fazer e sao doces, q eu adoro! Só num sei quando mas deu vontade de fazer! Tá bem interessante o blog, divertido tbm =**


Deixe um comentário

