Mandiopã

Vocês conhecem ou já ouviram falar em Mandiopã (Mandiopan)? Acho dificil! Pois é uma comida brasileira, prática, barata, gostosa e desconhecida pela maioria das pessoas! Tem uma textura de baconzitos, mas é mais leve e seu sabor é neutro, podendo ser adicionado sal e ajinomoto ou açúcar, canela e/ou leite moça.

Segundo a Wikipédia:

“Mandiopan ou fritopan é um salgadinho feito a base de mandioca, o primeiro fabricado no Brasil

É um alimento rico em amido. As pequenas e duras rodelas esbranquiçadas se transformam em petisco leve e crocante, e deve ser frito antes de consumido. Tinha a fama de ser encharcado de óleo, mesmo assim fez sucesso nas décadas de 1980 e 1990.

História

O Mandiopã foi criado em 1954, por Antônio Gomercindo, (Limeira, 7 de julho de 1937). Na década de 1960 foi um grande sucesso lançando os sabores queijo, bacon e camarão. A empresa foi absorvida pela Hikari, quando foi lançado o Fritopã, que existiu até o início da década de 1990, quando acabou. Antônio Gomercindo monta uma nova empresa e relança em nossos dias o clássico Mandiopã.”

Acho que essa será a receita mais fácil e talvez a mais curiosa que postarei no meu site por muito tempo. (Agradeço ao Emmanuel por ter editado mais uma foto minha)

Mandiopan

Ingredientes:

-meio pacote de mandiopã (para 4 pessoas)

-Dois dedos de óleo em uma frigideira pequena (ou uma fritadeira cheia de óleo).

Preparo:

Esquente o óleo e quando estiver quente, baixe o fogo(apenas para manter a temperatura). Vá colocando de 3 em 3 mandiopãs. Se não tiver uma fritadeira em casa, use um pegador de gelo ou macarrão para pescar o mandiopã. Ele abre em 1 ou 2 segundos (acima disso é porque o óleo está frio) e você precisa pesca-lo em 3 a 10 segundos (acima de 15, ele queima e fica amarronzado e amargando, se queimar rápido demais, é porque o óleo está muito quente). Achei esse vídeo no youtube para ilustrar o preparo, existem vários outros semelhantes.

Dicas:

– Pode ser comprado em mercados de coisas exóticas ou orientais, é mais comum em São Paulo e Paraná.

– Assim que fritar, deixe no papel toalha e depois que fritar toda porção, adicione o sal e o ajinomoto (ou o açúcar/canela)

– Coma assim que fizer, ele murcha e fica ruim em minutos.

– Pode substituir a pipoca. (Sou metido e adoro impressionar as pessoas servindo mandiopã em vez de pipoca)

– Não é caro, um pacote de 100gr custa entre R$ 2,00 e R$3,00, rendendo  8 – 10 porções como dessa da foto.

-Se ainda restam dúvidas, digite “Mandiopan” no google! hahahahha!

Espero que tenham gostado de conhecer tal iguaria. Vale a pena provar coisas diferentes, principalmente de aparência tão curiosa e com uma origem genuinamente brasileira.



Published in: on 10/07/2009 at 01:18  Comments (7)  

The URI to TrackBack this entry is: https://tanamesapessoal.wordpress.com/2009/07/10/mandiopan/trackback/

RSS feed for comments on this post.

7 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Tadeo, se não fosse vc eu nunca descobriria essa receita e, olhe, me deu vontade de experimentar!

    Chamarei amigos e faremos todos juntos! 🙂

    Bjs!

  2. Bem que eu já tinha ouvido falar nisso, mas acho que eu conheci a versão processada. Complicado vai ser achar o pacotinho de Mandiopã pra vender…

    • procura no site deles que eles vendem

  3. Jegueeeeeeeeee,
    entrei aqui no teu “çaite” pela primeira vez e eis que não entrarei nunca mais!!
    Vc é mau, muuuuuuuuuito mau =( Como coloca MANDIOPÃ aqui no blog? Eu amavaaaaa e não encontro a séculos! Bom saber que ainda existe. Inclusive, vou pedir uma encomenda de 10kg de mandiopã para alguma prima minha de SP, já que aqui em PE não sei onde procurar comidas “exóticas” e “orientais” akokoekoakoepkakepoka Se souber, me avisa, heeeeein?

  4. Peço enviar endereço para venda de MANDIOPAN aqui em FORTALEZA ]CEARÀ. Só encontrava as vezes , no mercantil JAPONES, mesmo que ultimante não tenho visto nas prateleiras daquele super-mercado. EU e MINHA MULHER que já somos casados a 56 anos compravamos MUITO, quasi todos dias.MEUS FILHOS ADORAVAM e NÒS TAMBEM.Vamos fazer uma FESTA para FAMILIA ,com recordações agradaveis dos tempos que já se foram E GOSTARIAMOS MUITO de INCLUIR na alimentção do DIA este saborossismo produto,FAVOR emviar 20 pacotes de M A N D I O P A N,ENdereço: Rua Padre Francisco PINTO 393 BENFICA -FORTALEZA .CE. CEP60020-290 FONE99341693

  5. Era fritopan quando eu era criança. Negócio gorduroso, cheio de amido e sódio. Coma com moderação. 😛

  6. MARRAPAZZZZ!!!
    Pensei que o Mandiopã não existisse mais. Sou de 1954, ano do surgimento do mesmo, e nos anos 60 comí esse “bixin” demais… adorava, adorava!
    Vou ficar ligado no Gastroblog “TÁ NA MESA PESSOAL!” E aproveito pra lançar um desafio tão raro quanto o Mandiopã: Alguém ai será capaz de encontrar uma receita do Bolo de Arroz muito comum no Sul do Maranhão? É gostoso também. Se eu encontrar, será postada aquí!
    Um abraço pra todos,
    Edilberto Lima


Deixe um comentário

